segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Chegar ao fim...

Para quê prolongar uma vida que tem término a curto prazo à custa do sofrimento dessa pessoa? Para quê tentar dar-lhe mais uns dias de vida que serão agonizantes? Não me expliquem que eu desconfio que também talvez não tivesse coragem de optar pela desistência de uma existência apesar de má e degradante! Mas será humano quando toda a evidência nos mostra que é uma questão de horas, de dias ...tentar eterniza-las num presente deprimente e confuso? Será humano não deixar morrer naturalmente ...e viver artificialmente?
Bem sei que a esperança é a última a morrer, mas não deveriamos também matar essa nossa esperança à custa da qual a pessoa, já sem lucidez para decidir, vai sofrer definhando, com falta de ar, com dores, impotente? Onde está a dignidade a que tinha direito? Onde está uma conversa franca, informada, frontal? Onde está o seu direito de morrer, simplesmente...de não assistir aos olhares impotentes que não o conseguem socorrer ... e não de prolongarem a morte num limbo de indefinição ... nem está vivo nem morto ... sofre ... apaga-se ... ressuscita ... acorda ... ilusões ... delirios ... dor ...que dia é hoje? ... quando acaba? ... parem por favor! ... deixem a morte levar-me quando for a minha hora!

1 comentário:

Anónimo disse...

... como eu te entendo...
7'